A Essência da Maçonaria: Uma Fraternidade Iniciática Baseada na Tradição e na Fé em Deus

Introdução

A Maçonaria é uma fraternidade iniciática que tem por fundamento tradicional a fé em Deus, Grande Arquitecto do Universo. Este primeiro Landmark define a essencialidade da Ordem Maçônica, esclarecendo e mostrando as quatro características fundamentais da Maçonaria: é uma fraternidade; é iniciática; baseia-se na tradição; e baseia-se na fé no Criador.

A Maçonaria como Fraternidade

A Maçonaria é, antes de tudo, uma fraternidade, onde as relações internas entre os membros são comparáveis às relações entre irmãos. A igualdade entre os membros é um pressuposto essencial, não sendo prejudicada por eventuais e transitórios estatutos conferidos a algum membro. Na Maçonaria, os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre refletem a evolução e a antiguidade dos seus membros, mas todos são essencialmente iguais. A fraternidade pressupõe a plena liberdade de relacionamento, onde cada um pode e deve contribuir com suas opiniões e razões, resultando em uma deliberação final ponderada por todos.

O Caráter Iniciático da Maçonaria

A Maçonaria é iniciática, significando que os conhecimentos são adquiridos de forma faseada, requerendo uma iniciação em determinado nível de conhecimentos para avançar ao próximo. A Maçonaria não é ensinada, mas aprendida, onde cada um, através da observação, raciocínio e informações obtidas, tira suas próprias conclusões. Este processo contínuo de aprendizado é a essência do segredo maçónico, onde o conhecimento é obtido pelo esforço individual e não pode ser plenamente transmitido a quem não realizou esse trabalho.

A Tradição Maçônica

A Maçonaria se fundamenta na Tradição, aproveitando o patrimônio de conhecimentos e resultados de trabalhos legados pelos antecessores. Este acervo inclui rituais, normas de funcionamento, bases de interpretação simbólica e otimização organizacional, transmitidos oralmente ou pessoalmente de geração em geração. A tradição maçónica é respeitada e observada não apenas por ser tradição, mas por ser o fruto do trabalho de gerações passadas que enriquece as gerações presentes e futuras.

Fé no Grande Arquiteto do Universo

A Maçonaria Regular se baseia na fé no Criador, conhecido em diversas culturas como Deus e, na Maçonaria, como Grande Arquiteto do Universo. Sem essa fé, o trabalho de aperfeiçoamento do maçom seria vão e sem sentido. Este trabalho beneficia não apenas o homem enquanto ser físico, mas também sua centelha divina, o Espírito recebido do Criador. A fé no Grande Arquiteto do Universo é essencial para o auto-conhecimento, a consciência integral de si e a noção de integração em um Valor maior que dá sentido à nossa existência.

Conclusão

A Maçonaria, como fraternidade iniciática baseada na tradição e na fé em Deus, oferece um caminho de autoconhecimento e aperfeiçoamento espiritual. A igualdade, liberdade, aprendizado contínuo e respeito à tradição são pilares fundamentais que sustentam a Ordem Maçónica, guiando seus membros em uma jornada de crescimento pessoal e espiritual. A fé no Grande Arquiteto do Universo dá sentido a esta jornada, tornando-a significativa e enriquecedora.

Fonte: Primeiro Landmark

Leia outros Post's

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais sobre maçonaria abaixo: